Quinta, 18 de Setembro de 2025
A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília, reuniu cerca de 2 mil pessoas de todo o país para debater as 740 propostas aprovadas nas etapas anteriores. O tema da conferência foi “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A ativista Marina Duarte destacou a necessidade de reparação histórica e a criação do Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, financiado com recursos da União. Além disso, a conferência também debateu a baixa adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e a necessidade de financiamento e tratamento preventivo de desastres ambientais.
Na conferência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a instituição do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em 2010. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que a reparação histórica já está em curso e destacou a necessidade de se tratar questões como moradia digna, financiamento e demarcação de terras indígenas durante a COP30.