Agricultores ainda esperam por uma reparação em Brumadinho

Quatro meses depois do rompimento da barragem da Mina do Feijão, de propriedade da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), agricultores do município e de outras áreas afetadas ainda esperam por uma solução. A lama atingiu lavouras e mananciais, inviabilizando a produção, feita, principalmente, por pequenos produtores.

Agricultores lamentam prejuízos e se unem por reparação em Brumadinho

“Você não conhecia o que era antes isso aqui. Coisa mais linda de se ver”. As plantações irrigadas de hortaliças ficarão apenas na memória de Antônio Francisco de Assis, o Seo Tonico da Horta, como é conhecido. Desde o dia 25 de janeiro, o que ele vê é o rio de lama que acabou com sua lavoura, no Parque da Cachoeira, na área rural de Brumadinho (MG).

Há 18 anos, ele produzia no local. Os rejeitos da barragem da Vale que se rompeu na última sexta-feira cobriram plantações de alface, agrião, espinafre, manjericão. O galpão com equipamentos para beneficiar e carregar dois caminhões de hortaliças que despachava por dia foi tomado pelo lamaçal.

O programa Globo Rural, da TV Globo, voltou a Brumadinho para mostrar a situação de quem ainda sofre com as consequências da tragédia ocorrida em 25 de janeiro, que deixou mais de 200 mortes e muitas vidas sem nenhuma certeza sobre seu futuro. Não apenas em Brumadinho, mas em outros locais que dependem do Rio Paraopeba. Assista as reportagens em: globoplay.globo.com/v/7661932/ e globoplay.globo.com/v/7661941/

Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Videos/noticia/2019/06/agricultores-ainda-esperam-por-uma-reparacao-em-brumadinho.html

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here