Áudios confirmam articulação de caminhoneiros para invadir Brasília, se Janones for cassado

Caminhoneiros de diversas regiões do país, principalmente no Triângulo Mineiro e interior de Goiás, estão organizando uma grande mobilização, em Brasília, caso o deputado federal André Janones (Avente-MG) tenha seu mandato cassado.

Nossa reportagem teve acesso exclusivo a áudios trocados entre lideranças da categoria, nos quais tratam sobre uma manifestação no Congresso Nacional. Em uma das mensagens trocadas, um caminhoneiro de Belo Horizonte afirma: “Se precisar, nós vamos já parar tudo, vamos descer lá pra Brasília e cercar aquele Congresso, porque nós precisamos de pessoas como o André no poder para olhar por esse Brasil nosso”.

Em outra mensagem, feita em vídeo, um motorista de Catalão, diz que “caso cassarem o mandato, pode ter certeza que nós vamos ocupar Brasília!”

(Ouça e assista a íntegra das mensagens no final desta reportagem)

André Janones ficou conhecido, em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, quando se tornou uma espécie de porta-voz da categoria, que protestava contra o preço dos combustíveis e dos pedágios.

Entre os dias 21 e 31 maio do ano passado, milhares de motoristas de caminhão paralisaram os trabalhos e bloquearam rodovias em 24 estados e no Distrito Federal. Na semana que antecedeu o fim da greve, um vídeo gravado por Janones pedindo que os brasileiros apoiassem os grevistas explodiu nas redes sociais. Só no Facebook, ele foi visto mais de 15 milhões de vezes e compartilhado em quase 1 milhão de perfis.

Procurado pela nossa reportagem, o deputado disse que ficou surpreso, mas que vê como natural a mobilização dos caminhoneiros: “Não é só pelo meu mandato. A categoria está insatisfeita com o tratamento que vem recebendo. A injustiça que estão prestes a cometer comigo talvez seja a gota d’água. Não estou participando da organização, mas qualquer ato de protesto pacífico, sempre terá meu apoio. Principalmente partindo dos caminhoneiros, que são a força motriz da economia do nosso país”, declarou o parlamentar.

A apresentação, discussão e votação do parecer preliminar do relator do processo de cassação do mandato de Janones está prevista para esta terça-feira, 22, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Áudio dos caminhoneiros

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here