Barragem abandonada ameaça se romper em Brumadinho: ‘Estamos morrendo de medo’, diz prefeito

Nesta segunda-feira (12), dia em que se completa 200 dias do crime ambiental cometido pela Vale, que deixou centenas de vítimas em Brumadinho, a cidade teme vivenciar uma nova tragédia. A Barragem B1-A, que pertence a empresa Emicon Mineração e Terraplanagem, estaria em risco eminente de rompimento, podendo causar uma nova tragédia ambiental. A estrutura está abandonada e não foi descomissionada, como mandam os protocolos de segurança.

Em caso de um novo rompimento na cidade, o número de vítimas seria menor do que o registrado na tragédia no Córrego do Feijão, já que, segundo a prefeitura, são poucas famílias abaixo da barragem. Elas já estariam, inclusive, sendo removidas da região. De acordo com o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo, o rompimento causaria danos ao Rio Manso, que abastece parte de BH e grande parte de Brumadinho.

Fonte:https://bhaz.com.br/2019/08/12/barragem-risco-brumadinho/amp/


“Em relação a vidas, estamos fazendo de tudo para que não exista nenhuma morte. Todas as famílias, acredito que são em torno de cinco, serão evacuadas da zona de risco. A questão é o estrago. Caso a barragem se rompa, a lama chegaria ao Rio Manso e, além disso, três pontos da BR-381 seriam atingidos”, afirma.

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here