Cerca de 15 mil fiéis participam da Missa da Unidade, em BH

Aproximadamente 15 mil fiéis participam, nesta quinta-feira (18), da Missa da Unidade em Belo Horizonte. A tradicional celebração será realizada no Mineirinho, na Região da Pampulha, às 9h, e presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. Os bispos e padres presentes vão renovar os votos de unidade e compromisso com a Igreja.

Líderes religiosos celebram o sacramento da eucaristia, instituído por Jesus na última ceia. Os fiéis também aproveitam o momento para reafirmar a fé. Segundo a Arquidiocese, católicos da capital mineira e de outras 27 cidades da Região Metropolitana vão participar da cerimônia.

Um dos momentos mais esperados é a bênção dos santos óleos que serão usados durante o ano todo pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. São os óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos.

Além disso, haverá uma homenagem às vítimas de Brumadinho. O ato também vai ser um alerta sobre o risco que as barragens com rejeitos de minério oferecem para as comunidades.

Programação Semana Santa

De acordo com a Arquidiocese, na sexta-feira (19), haverá Via Sacra na Praça da Liberdade às 19h30, com estações nos prédios históricos, seguindo também em procissão para a igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

O Domingo de Páscoa (21) finaliza a programação com missa às 19h na Igreja São José. Haverá celebrações em cerca de 40 espaços e igrejas da capital mineira. Para ver a programação completa, acesse o site da Arquidiocese.

Cidades históricas

A Semana Santa também é uma tradição nas cidades históricas mineiras. Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e o Santuário do Caraça, na Região Central do estado, divulgaram uma programação que conta com missas, procissões, encenações e eventos para a celebração da fé e da cultura local das cidades.

Em Tiradentes, as tradicionais celebrações já ocorrem há mais de 300 anos. Segundo a prefeitura, as celebrações da Semana Santa começam no dia 14 de abril, com o Domingo de Ramos, e se estendem até o dia 21, no Domingo de Páscoa.

Já em Ouro Preto, os eventos começaram na Quarta-Feira de cinzas, ao último suspiro do carnaval, com a mobilização da cidade para as celebrações da Semana Santa. Na cidade, há alternância de paróquias para sediar as comemorações. Nos anos ímpares, como é o caso de 2019, a Semana Santa é organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição; já nos anos pares a responsável é Paróquia Nossa Senhora do Pilar.

Santuário do Caraça, em Santa Bárbara, espera receber cerca de 700 turistas em cada dia do feriado. Os destaques são a celebração da Paixão de Cristo, concerto de piano com músicas clássicas e até uma ceia de confraternização de Páscoa.

As celebrações em Mariana começam no dia 8 de abril com o Setenário das Dores que vai até o dia 12; e segue do Domingo de Ramos (14) até o Domingo de Páscoa (21). Há missas em diversas paróquias. Também há um cronograma de procissões.

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/04/18/cerca-de-15-mil-fieis-participam-da-missa-da-unidade-em-bh.ghtml

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here