Início Notícias Minas Gerais Com piora nos indicadores, BH só mantém aberto comércio essencial

Com piora nos indicadores, BH só mantém aberto comércio essencial

Em BH, somente comércio essencial pode abrir (Pablo Nascimento / R7)

Com piora nos indicadores, BH só mantém aberto comércio essencial

O boletim de monitoramento da Prefeitura de Belo Horizonte divulgado nesta sexta-feira (10) coloca o município, pela quinta semana consecutiva em fase de alerta vermelho por conta da covid-19.

Com piora nos indicadores de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria e uma leve melhora no Rt (índice de contaminação por infectado), o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 recomendou que o município continue na fase de controle pela próxima semana.

Nesta sexta completam duas semanas desde que a Prefeitura de Belo Horizonte determinou que somente os comércios essenciais poderiam abrir na cidade. Desde então, os indicadores pioraram e o Executivo ainda não se manifestou sobre a possibilidade de uma nova reabertura.

Indicadores

No intervalo de uma semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI cresceu de 87% para 88% (mas chegou a atingir 92% ao longo da semana). No caso da enfermaria, a ocupação saltou de 67% para 76% – atingindo o nível de alerta vermelho pela primeira vez desde o início da pandemia.

De acordo com a prefeitura, a situação é preocupante já que, além do aumento da ocupação, houve também abertura de novos leitos, que já foram preenchidos.

“O número de internações permanece crescente, afetando as taxas de ocupação, mesmo com o aumento no número de leitos disponíveis para UTI COVID na última semana, que passou de 335, no dia 2/07/2020, para 370, no dia 09/07/2020, e de enfermaria COVID, de 902 para 1.003, no mesmo período”.

Ainda segundo o boletim, “não se observa alteração no quadro epidemiológico e assistencial da cidade que permita o retorno da flexibilização das atividades comerciais. A partir desse cenário, recomenda-se a permanência na fase de controle”.

O único dos três indicadores analisados pela prefeitura a apresentar uma pequena melhora é o Rt. Na última semana, a taxa era de 1,13 e, agora, é de 1,11. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas com a covid-19 consegue infectar outras 111 pessoas. O ideal é que esse índice seja menor que 1, o que indica que a covid-19 estaria diminuindo.

Fonte: https://noticias.r7.com/minas-gerais/com-piora-nos-indicadores-bh-so-mantem-aberto-comercio-essencial-10072020

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here