Concurso Guarda Municipal de BH

Previsto para o mês de março dee 2019, o Concurso Guarda Municipal de Belo Horizonte, capital mineira, prevê o preenchimento de 500 vagas e já terá novidades, conforme anunciado pelo prefeito. A determinação é de que 20% das vagas sejam destinadas a mulheres. Antes, eram apenas 5% destas mesmas vagas.

Serão 500 vagas imediatas e outras centenas para formação de cadastro reserva, e a banca organizadora já foi anunciada para lançamento do edital. O Concurso Guarda Municipal de BH – MG vem sendo aguardado desde o final de 2017. A banca organizadora será a Fundação Guimarães Rosa.

Vagas

O concurso Guarda Municipal BH – MG preencherá até 2 mil vagas, mas, destas, apenas 500 vagas serão imediatas (as demais comporão cadastro reserva).

Para o cargo é exigido nível médio completo e boa aptidão física. A remuneração inicial é de R$ 2.801,29 incluindo já neste valor gratificação por disponibilidade integral no valor de R$ 271,09 e adicional por exercício de atividade de risco.

Provas Concurso Guarda Municipal BH – MG

Se o projeto básico for mantido na íntegra, ao todo, o concurso possuirá cinco etapas:

  • 1ª etapa consistirá de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa consistirá de prova de títulos, de caráter classificatório;
  • 3ª etapa consistirá de prova de capacidade física, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 4ª etapa consistirá de sindicância social, de caráter eliminatório; e
  • 5ª etapa consistirá de avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

De acordo com o edital de licitação, a primeira etapa terá 50 questões envolvendo Língua Portuguesa, Legislação, Noções de Informática, Geografia Urbana e História da capital mineira, a saber, Belo Horizonte. Ao todo são 100 pontos, mas os candidatos deverão acertar ao menos 60% do questionário.

No teste de aptidão física os candidatos serão submetidos a flexões abdominais, corrida de 400 metros, barra horizontal para homens e barra horizontal estática para mulheres.

Sobre a Guarda Municipal de BH

Desde 2003 que a Guarda Municipal de Belo Horizonte foi criada, por força da lei 8.486, e está diretamente subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial. Atualmente, o efetivo é de 2.070 profissionais.

A função primordial da GMBH é defender o patrimônio público e, diante desta missão, realiza rondas e patrulhamento em unidades escolares, saúde, lazer entre outras que estão ligadas ao município. Atualmente é importante frisarmos que a GMBH possui status de Polícia Comunitária Preventiva.

Último Concurso Guarda Municipal BH

Em 2009 foi realizado o último concurso para a Guarda Municipal, de igual modo, pela mesma banca organizadora – Fundação Guimarães Rosa. À época, foram 600 vagas abertas com 570 para homens e 30 para mulheres.

Nesse último concurso os candidatos foram submetidos a prova objetiva de múltipla escolha, prova de títulos, prova de aptidão física, exame psicológico, sindicância social e exames médicos.

É importante frisar que tanto no último concurso realizado, quanto neste novo, haverá uma segunda fase importante, que é o curso de formação.

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here