Defesa Civil divulga áreas da Grande BH engolidas por lama em caso de rompimento de barragens

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, nesta quinta-feira (28), que duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, e uma da região Central do Estado, terão simulações de evacuação no domingo (31) por conta do risco iminente de rompimento de três barragens.

Os municípios de Raposos e Nova Lima (Honório Bicalho), na Grande BH, são ameaçados pela barragem B3/B4, que fica no distrito de Macacos. A estrutura tem cerca de 3 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Já em Itabirito, a apreensão é por conta das barragens Forquilha I e III, localizadas em Ouro Preto. Juntas, elas somam mais de 35 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Raposos, Nova Lima (Honório Bicalho) e Itabirito fazem parte das chamadas Zonas de Segurança Secundária, que têm pontos de encontro para autossalvamento. Nas três localidades, as simulações vão ocorrer a partir das 15h para que as pessoas saibam como proceder em caso de rompimento.

Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima, a lama demoraria 1h30 para chegar e esse seria o tempo para que aproximadamente 2,9 mil moradores fugissem. Já em Raposos, na região Central de Minas, o tempo é um pouco maior para os 2,3 mil moradores: 1h46.

Em Itabirito, em caso de rompimento da barragem Forquilha I, a lama gastaria 1h36 para chegar ao início da área urbana da cidade. O tempo é maior para a barragem Forquilha III: 3h02.

Além da data e horário em que os simulados de evacuação de emergência vão ocorrer, a Defesa Civil também divulgou mapas que mostram as manchas de inundação nas três cidades, assim como os pontos de autossalvamento.

Fonte:https://bhaz.com.br/2019/03/28/manchas-inundacao-pontos-autossalvamento/

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here