Em semana de carnaval, apenas 1 dos 513 Deputados comparece ao trabalho

André Janones (Avante-MG) foi o único a comparecer à câmara todos os dias da semana. Na tarde desta sexta-feira, apenas três estiveram na casa.

Deputado foi o único com 100 % de presença esta semana

Nossa equipe esteve nessa sexta feira (21-02) na Câmara dos Deputados, para verificar o comparecimento dos Deputados à casa. Com a proximidade do Carnaval, muitos anteciparam o recesso.

Na última quarta-feira, a maioria dos parlamentares compareceram apenas para registrar presença: “bateram o ponto” e viajaram. Alguns registraram às 9:00 hs da manhã e, antes das 10:00 hs, já estavam no aeroporto.

No último dia de expediente antes da festa, apenas 03 (três), dos 513 Deputados Federais compareceram à casa e destes, apenas um esteve presente todos os dias da semana. Foi o Deputado Federal por Minas Gerais, André Janones (Avante), que aguardava solitário pelas sessões, que acabaram não ocorrendo por falta de quórum.

Janones, que está em seu primeiro mandato, disse que está aproveitando os dias de “calmaria”, para atender eleitores e estudar temas que considera importantes para o país, como a reforma tributária:

“Só estou fazendo minha obrigação. Ganho um alto salário, pago com o dinheiro dos impostos de pessoas que vivem muitas vezes com menos que o salário mínimo. O mínimo que devo fazer, é trabalhar muito pra tentar mudar essa situação. Atendi eleitores no gabinete, e iniciei a elaboração de mais alguns projetos de lei que vamos apresentar em breve. Agora vou aproveitar o recesso para me debruçar sobre o tema da reforma tributária e também para estudar as matérias que vamos votar nas próximas semanas. São temas relevantes e que merecem atenção.


A folga prolongada atrasa ainda mais os trabalhos do Legislativo. A Câmara não instalou até agora, por exemplo, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), uma das mais importantes da casa.

Esse é o segundo ano consecutivo que Janones aparece sozinho ao trabalho. No ano passado, também na semana que antecedia o carnaval, o parlamentar foi o único a comparecer às sessões plenárias.

Polêmico, o Deputado tem chamado atenção por uma atuação dura no combate a corrupção, inclusive entre seus colegas (o que já lhe render um processo de cassação ainda em trâmite), e também por percorrer o Estado de Minas Gerais fiscalizando obras públicas inacabadas e denunciando escândalos de corrupção. Recentemente, um prefeito foi cassado do mandato depois de uma denúncia de Janones.


Segundo a Casa, essas sessões normalmente destinam-se a votar proposições sobre as quais há acordo para aprovação. A assessoria disse ainda que presença em sessões deliberativas é obrigatória, sob pena de desconto no subsídio do parlamentar faltoso.

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here