Exposição “Beleza em Movimento” traz carros ícones do design italiano a BH

Paralelo à inauguração do novo centro de design em Betim, a FCA resolveu presentear o público mineiro com uma inédita mostra automotiva aberta ao público e gratuita, na Casa Fiat de Cultura, no Circuito da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

A exposição “Beleza em Movimento: Ícones do Design Italiano” foi aberta na última terça-feira e segue até o dia 3 de novembro. A mostra reúne um acervo, composto por mais de cem peças, entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia. 

Com a curadoria de Peter Fassbender, diretor do Design Center da FCA, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, a exposição aborda os contextos cultural e social da Itália no século XX, traçando diálogos entre arte e design.

A exposição conta com espaço dedicado ao desenvolvimento do design, que permite ao público participar de imersão nos processos de elaboração de carros, da pesquisa à criação de um novo modelo. Em tal ambiente, são evidenciadas as formas, a aerodinâmica, o processo criativo e a aplicação da tecnologia inovadora nos automóveis. 

Para quem não teve a oportunidade de visitar o Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, o visitante poderá conhecer de perto o Fiat Fastback, inédito protótipo de SUV baseado na picape Toro, desenvolvido no Design Center da FCA em Betim e que será lançado nos próximos anos.

Alfas Romeos e mais

A exposição “Beleza em Movimento” narra a parábola dos cinco principais escritórios de design de automóveis: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960). 

O acervo da Bertone na exposição inclui o Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale (1964), um dos mais significativos automóveis do pós-guerra, com formas arredondadas e elegância impressionante.

Já o Alfa Romeo Montreal (1971), projetado por Marcello Gandini, foi criado para ser exposto como carro-conceito na Feira Mundial de Montreal, em 1967, e, devido ao sucesso que alcançou, foi fabricado entre 1970 e 1976. 

Clássicos ‘Lambos’

A mostra traz também o Lamborghini Miura (1969), um típico carro esportivo cheio de detalhes, como faróis que entram na carroceria, considerado uma verdadeira obra-prima do design automotivo mundial.

O estúdio Touring Superleggera é representado pelo Lamborghini 400 GT (1969). O carro tem design muito particular, com detalhes como um painel repleto de mostradores. Tinha carroceria toda de alumínio e era conhecido pelo alto desempenho.

O designer do século XX

Na exposição, a Pininfarina é resgatada pelo Alfa Romeo Giulia Spider (1964), considerado um dos carros mais bonitos já feitos na Itália. Desenhado pelo famoso designer Battista Farina, conhecido como “Pinin”, que fundou o estúdio em maio de 1930, o modelo conversível seduziu o mundo por ser simples, leve e prático.

Outras raridades estacionadas na Casa Fiat de Cultura são as Ferrari Dino GT 246 (1974), esportivo criado para homenagear Alfredo Ferrari, filho de Enzo Ferrari, e considerado um símbolo de velocidade e potência; e a Ferrari Testarossa, ícone dos anos 80.

Eleito o maior designer de carros do século XX em 1999, o italiano Giorgetto Giugiaro, fundador da Italdesign em 1968 e criador de modelos como o VW Golf e Fiat Panda, é lembrado na mostra pelo DeLorean DMC-12, eternizado no cinema como a máquina do tempo na trilogia “De Volta para o Futuro”.

SERVIÇO

  • O quê: Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura”
  • Quando: de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019
  • Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita.
  • Onde: Casa Fiat de Cultura, no Circuito Liberdade; na praça da Liberdade, 10, ao lado do Palácio.

* Quer ficar ligado em primeira mão sobre as notícias automotivas? Então, siga a gente pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe nas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30.

Fonte:https://www.otempo.com.br/mobile/super-motor/exposicao-beleza-em-movimento-traz-carros-icones-do-design-italiano-a-bh-1.2222507

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here