Morte por intoxicação de metanol é registrada na Bahia

Vinícius Oliveira Vieira morre após complicações em Ribeira do Pombal

04/01/2026 às 10:14
Por: Redação

Na cidade de Ribeira do Pombal, no nordeste da Bahia, Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, perdeu a vida após intoxicação por metanol. A vítima estava internada no Hospital Couto Maia, em Salvador, e faleceu na sexta-feira (2), conforme informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 

Sete pessoas, ao todo, foram afetadas ao consumir bebidas alcoólicas contaminadas com metanol. De acordo com a Sesab, quatro pacientes receberam alta do Hospital Geral Santa Tereza após apresentarem melhora. Três foram transferidos para Salvador, onde duas delas ainda estão internadas.

 

Durante investigações, identificou-se que seis pessoas consumiram drinks com base de vodca em uma festa de noivado. Vinícius, que não participou do evento, adquiriu bebidas no mesmo local um dia antes e foi o primeiro a manifestar sintomas.

 

Segundo a Sesab, o atendimento rápido, junto com o Ministério da Saúde e a prefeitura, além da presença do antídoto, ajudou na recuperação dos que tiveram alta médica.

 

O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), divulgado na quarta-feira (31), confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue das vítimas e em bebidas confiscadas em um depósito da cidade.

 

A prefeitura de Ribeira do Pombal instaurou a proibição temporária do comércio e consumo de bebidas destiladas no município, uma ação válida de 31 de dezembro de 2025 até 5 de janeiro de 2026. A medida alcança diversos estabelecimentos comerciais, desde bares e restaurantes até eventos públicos e privados.

 

A prefeitura justificou a decisão com base nos princípios de precaução e saúde pública, cabendo à Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Guarda Civil e outros órgãos, a fiscalização do decreto.

© Copyright 2025 - BH Notícias - Todos os direitos reservados