‘Nos queremos vivas’: Ato pelo fim da violência contra a mulher volta a BH neste domingo

No próximo domingo (8), Belo Horizonte será, mais uma vez, palco de um ato simbólico e já tradicional em diversas cidades do Brasil: a Marcha 8M. O evento ocorre desde 2018 nesta mesma data, que não foi escolhida por acaso. Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher e foi adotado pelas idealizadoras do movimento como um símbolo da luta contra a violência, o machismo e os ataques sofridos diariamente por mulheres.

Este ano, a concentração do ato será na Praça Raul Soares, no Centro de BH, às 9h. Durante a manifestação, estão programadas diversas intervenções artísticas e ativistas e atividades culturais, como rodas de capoeira de mulheres, performances, poesia, show e muito mais. O evento ainda vai contar com a presença de baterias dos blocos femininos de BH.

O ato de 2020 está sendo planejado desde dezembro do ano passado, por aproximadamente 50 organizações de mulheres, reunidas entre movimentos sociais, mulheres independentes, coletivos e agrupações feministas. A proposta foi levar a diferentes espaços temas que antes não eram debatidos.

De acordo com a organização, a proposta este ano é buscar “justiça para todas as Marielles” – em referência à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, executada em março de 2018: “Estamos contra as privatizações, contra as violências machistas, contra as violências sexuais, contra o feminicídio e transvesticídio. Nossa luta é pela vida das mulheres, é pelo direito, autonomia e soberania do nosso próprio corpo”.

O movimento acontece simultaneamente em todas as principais cidades do mundo e, dentre as diversas pautas envolvidas nas reivindicações, a principal bandeira levantada é simples: “Basta de violência machista. Nós nos queremos vivas e livres”.

8 de Março Unificado

Onde? Concentração na Praça Raul Soares, no centro de BH

Quando? Domingo, 8 de março, às 9h

Quanto? GRATUITO

fonte: bhaz

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here