Ônibus só vão circular até 22h e com intervalo de até uma hora em BH, decreta Kalil

Os ônibus em Belo Horizonte terão a circulação restrita e, a partir desta terça-feira (7), vão rodar até 22h. Além disso, os coletivos só vão começar as viagens após 5h. A decisão é do prefeito Alexandre Kalil (PSD), em decreto públicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme o texto, as ações são em “prevenção da disseminação da epidemia de Covid-19”. O chefe do executivo também aumentou o intervalo entre os deslocamentos. Antes, os veículos tinham que passar em até 30 minutos. Agora, o tempo máximo foi dobrado. A espera entre um ônibus e outro pode ser de até uma hora. 

A BHTrans informou que a decisão entra em vigor nesta terça. Disse, ainda, que o intervalo de até 60 minutos não vai atingir o horário de pico, que é quando a demanda de passageiros é maior.

A decisão ainda altera a circulação dos ônibus aos fins de semana. Aos sábados, só terá transporte coletivo entre 5h e 20h59. Aos domingos e feriados entre 6h e 9h59, e das 16h às 19h59. A exceção é para as linhas alimentadoras das estações de integração, que terão viagens aos domingos e feriados na faixa horária compreendida entre 20h e 20h59.

Veja como fica a situação dos ônibus em BH:

  • Dias úteis: das 5h às 21h59;
  • Sábados: das 5h às 20h59;
  • Domingos e feriados: das 6h às 9h59 e das 16h às 19h59, exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que também terão viagens aos domingos e feriados na faixa horária compreendida entre 20h e 20h59.

Antes desse decreto, vigorava um que permitia aos ônibus circular das 4h às 23h nos dias úteis.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) garantiu que irá cumprir o decreto. Em nota, defendeu que a decisão não vai prejudicar os moradores, já que houve redução no número de passageiros desde o início da pandemia. O prejuízo das empresas que operam na cidade, diz o sindicato, ultrapassa R$ 70 milhões por mês.

“O SetraBH destaca também que irá encaminhar ofício a BHTrans com dados apontando o total desequilíbrio entre oferta e demanda, o que vem tornando insustentável a operação do sistema em determinados dias e horários”, informou. Para diminuir esse prejuízo, a entidade vai propor que os ônibus não circulem em BH nos finais de semana, e entre 19h e 5h nos dias úteis.

Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/ônibus-só-vão-circular-até-22h-e-com-intervalo-de-até-uma-hora-em-bh-decreta-kalil-1.794294

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here