Presos fogem de presídio durante rebelião na Grande BH

Presos do Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, fugiram durante uma rebelião na madrugada desta sexta-feira (20). A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública contabilizou nove foragidos e pede a ajuda da população, caso alguém tenha informações sobre o paradeiro deles.

As causas da rebelião seguem sendo apuradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais. A rebelião começou quando agentes colocavam um preso dentro das celas. A pasta destacou que “não procede as informações sobre falta de produtos de higiene na unidade prisional”.

O processo de negociação durou mais de quatro horas e, conforme o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Juliano Trant, nenhuma reclamação formal foi feita pelos detentos.

Segundo o militar, eles queriam que a imprensa fosse ao Ceresp para terminar a rebelião. “Não houve feridos e apenas na hora que começou a fuga que foi preciso o uso de munição química. Assim que a imprensa chegou, eles foram pra dentro da cela e tudo ficou tranquilo”, disse ao G1.

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que detentos aparecessem em ruas após deixar a prisão. “Neste momento, a unidade encontra-se com a ordem restabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança”, informou a pasta.

Conforme a secretaria, os internos que fugiram são:

  1. Alexander Santos Freitas, 28 anos;
  2. Diemerson Halerrandro da Silva, 21 anos;
  3. Gustavo Ferreira de Oliveira, 23 anos;
  4. Pedro De Araújo Vianna Filho, 33 anos;
  5. Pedro Henrique Ribeiro dos Santos, 19 anos;
  6. Railan Rosário Aleluia, 25 anos;
  7. Ronei Santos Silva, 20 anos;
  8. Washington Luiz Gomes de Souza, 35 anos;
  9. Wellington Nunes Ferreira, 19 anos.

A Sejusp garantiu que “forças de segurança estão empenhadas” na procura pelos foragidos e a pessoa que tiver alguma informação pode entrar em contato pelo Disque Denúncia – 181. O serviço é gratuito e sigiloso.

Nota da Sejusp na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, informa que está realizando todos os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do tumulto iniciado na madrugada desta sexta-feira, 20/12, no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Contagem.

Neste momento a unidade encontra-se com a ordem restabelecida e agentes de segurança penitenciários realizam a contagem dos presos e procedimentos de segurança.

Informações preliminares apontam que internos, por volta das 0h, aproveitaram o momento em que agentes colocavam um preso no interior de uma das celas para iniciar o enfrentamento.

A equipe conseguiu conter parte dos presos. Policiais Militares e agentes prisionais iniciaram durante a madrugada o processo de negociação.

O número exato de foragidos será divulgado posteriormente, ao final dos procedimentos de segurança que estão sendo realizados.”

Fonte: R7

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here