Sem trégua: Novo temporal é previsto em BH entre a noite de quarta e quinta

As chuvas que causaram estragos por Belo Horizonte nas últimas semanas ainda não dão sinal de trégua – e existe a possibilidade de novo temporal já nesta semana. A Defesa Civil emitiu um alerta especial e a capital pode receber mais tempestades na virada de quarta (5) para a quinta-feira (6).

Entre o final da terça (4) e a quinta, são previstos mais de 100 mm de chuva em BH, com um impacto maior esperado na quinta-feira. Ainda é só o início do mês, mas, em dois dias, a região Centro-Sul já registrou 60% do esperado para fevereiro.

A previsão confirma a tendência adiantada pela meteorologia: mesmo com um janeiro palco de um volume assustador de chuvas, fevereiro tende a ter a mesma precipitação ou até mesmo superior (relembre aqui).

+ Fevereiro terá ainda mais chuva do que este mês e deve bater média histórica em Minas, prevê meteorologia

Temor

Portanto, o risco de nova tempestade traz de volta o medo de mais destruição pela capital. Na última terça-feira (28), o bairro Lourdes foi tomado pela chuva e o estado assustou os moradores da cidade. Em cerca de 2h, foram registrados 183 mm na região Centro-Sul, volume que superou a metade do que era esperado para janeiro inteiro.

+ Cenário de guerra no Lourdes: Marília de Dirceu destruída, carros capotados, asfalto arrancado e mais

Apesar de ainda não ser possível prever os estragos que a chuva causará nos próximos dias, é essencial que a população adote cuidados. “Com certeza o maior impacto vem na quinta-feira, que recebeu um alerta de atenção especial. Dos mais de 100 mm previstos, a maior parte vai cair entre a quarta e a quinta”, explica ao BHAZ o meteorologista Dayan Carvalho.

Ano de chuvas intensas

Belo Horizonte vive semanas de muita chuva e devastação. Janeiro foi o mês mais chuvoso de todos os tempos na capital. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foram 935,2 milímetros de precipitação, o que representa mais da metade da média esperada para todo o ano de 2020: 1.602,6 milímetros.

Fevereiro também chegou com força e, no sábado (1º), choveu quase metade do volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro na regional Centro-Sul em apenas uma hora.

+ Em 1h, região Centro-Sul de BH registra metade do volume de chuva esperado para fevereiro

Confira o acumulado de chuvas (mm) em fevereiro até 1h30 desta segunda-feira:

Venda Nova – 25,2 (13,9%)
Pampulha – 55,8 (30,8%)
Nordeste – 20,2 (11,1%)
Norte – 4,6 (2,5%)
Leste – 18,8 (10,4%)
Noroeste – 87,2 (48,1%)
Oeste – 111,2 (61,3%)
Barreiro – 57,4 (31,6%)
Centro-Sul – 108,8 (60%)

Cuidados com a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

fonte: BHAZ

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here