Semana Santa: Veja programação em Mariana, no Caraça, em BH e Região Metropolitana

A Semana Santa conta com programação intensa nas igrejas em Minas Gerais. Nas cidades e regiões históricas a celebração é um atrativo a mais e encanta moradores e turistas.

Nesta semana, Mariana, o Santuário do Caraça, e a Arquidiocese de Belo Horizonte, que entre outras cidades inclui o Santuário da Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Sabará e a capital, divulgaram as programações.

As celebrações começam no domingo de Ramos (14) e se estendem por toda a semana com missas, procissões e encenações até o domingo de páscoa (21).

Caraça

O Santuário do Caraça, em Santa Bárbara, espera receber cerca de 700 turistas em cada dia do feriado. Os destaques são a celebração da Paixão de Cristo, concerto de piano com músicas clássicas e até uma ceia de confraternização de Páscoa.

Na quinta-feira (18), a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens sedia a missa da Ceia do Senhor às 18h. Na sexta-feira (19), é realizada a via-sacra no Calvário a partir das 8h e, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão do Senhor. No Sábado de Aleluia (20), às 21h, será realizada a Missa da Ressureição do Senhor, seguida por um Concerto de piano, chamado Via sacra em prelúdios – Meditação sobre a Paixão de Jesus, ao som dos 26 prelúdios de Chopin, pelo pianista Marcelo Corrêa. Haverá ainda uma ceia de confraternização de Páscoa, com comida liberada. Para encerrar as celebrações, no domingo (21) será realizada a Missa de Páscoa, a partir das 11h.

A assessoria do Caraça destaca que apesar de estar perto de uma cidade onde há uma barragem da Vale em risco, o santuário não fica localizado em uma zona de perigo. E os turistas não precisam se preocupar com esta situação.

No Santuário do Caraça, igreja foi construído em estilo neogótico — Foto: Raquel Freitas/G1

No Santuário do Caraça, igreja foi construído em estilo neogótico — Foto: Raquel Freitas/G1

Mariana

As celebrações na cidade histórica começam no dia 8 de abril com o Setenário das Dores que vai até o dia 12; e segue do Domingo de Ramos (14) até o Domingo de Páscoa (21). Há missas em diversas paróquias. Também há um cronograma de procissões.

No dia 12 de abril, após a celebração, há procissão do Depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida para a Capela de Nossa Senhora de Nazaré.

No domingo (14), às 18h, ocorre a Bênção de ramos no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Procissão para a Praça da Sé. Celebração Eucarística presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

Na quinta-feira (18), no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, às 19h, é feita a Concelebração Eucarística presidida pelo Senhor Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Cerimônia de Lava Pés e Sermão do Mandatum. Trasladação do Santíssimo e adoração até as 24:00h, seguindo a Desnudação dos altares.

Na Sexta-feira da Paixão (19), não se celebram missas tradicionalmente. Ocorrem as vias sacras na parte da manhã; ações litúrgicas pela tarde; às 19h30, é celebrado o Sermão do Descendimento da Cruz pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, diante da Igreja de São Francisco. Em seguida procissão do Senhor Morto para a Praça da Sé. As celebrações seguem nas paróquias da cidade no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.

Belo Horizonte e Região Metropolitana

Na capital mineira e em toda Região Metropolitana as celebrações contam com uma vasta programação preparada pela Arquidiocese.

Entre os destaques, as celebrações no Santuário da Serra da Piedade, e as procissões em Sabará, onde ocorre o Santo Sepulcro na quinta-feira; e a Procissão do Encontro que começa durante a madrugada da Sexta-feira da Paixão, e conta com os tocadores de maraca.

Veja toda a programação da Arquidiocese de Belo Horizonte – que abrange a capital e cidades da Região Metropolitana.

Igreja São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Globo

Igreja São José é uma das mais tradicionais de Belo Horizonte. — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/03/30/semana-santa-veja-programacao-em-mariana-no-caraca-em-bh-e-regiao-metropolitana.ghtml

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here