Simulados de emergência de barragens são feitos em 4 cidades mineiras neste fim de semana

Moradores de quatro cidades mineiras participarão de simulados de emergência, neste sábado (30) e no domingo (31), como preparação para eventual rompimento de barragem.

Em Nova Lima e Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Itabirito, na Região Central do estado, os treinamentos são por conta das estruturas da Vale que entraram em nível 3 de risco na última quarta-feira (27).

Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), este alerta significa que as estruturas Forquilha I e III (Ouro Preto) e B3/B4 (Macacos, distrito de Nova Lima) da Vale apresentam “risco eminente de romper”. Os treinamentos vão envolver as Defesas Civis Estadual e Municipais, além da mineradora, com moradores da chamada Zona de Segurança Secundária (ZSS) dessas três cidades.

Em Igarapé, na Grande BH, a medida está sendo adotada por ser uma obrigação legal, segundo a Mineração Morro do Ipê, que atua no local.

Sábado – Igarapé

Neste sábado (30), será realizado um simulado em Igarapé, na Grande BH, com os moradores dos bairros Aparecida, Candelária, Maracanã e Nova Esperança. A ação será coordenada pela Mineração Morro do Ipê, empresa que atua na região. A mineradora informou que as barragens são consideradas estáveis e monitoradas diariamente.

A Morro do Ipê afirmou ainda que a realização dos simulados é uma obrigação legal e tem por objetivo orientar a população sobre como agir em caso de emergência. Placas sinalizando pontos de encontro e rotas de fuga estão sendo instaladas na cidade.

Domingo – Nova Lima, Raposos e Itabirito

Já no domingo (31), os simulados serão realizados com a população das cidades que seriam atingidas em um eventual rompimento das barragens da Vale que chegaram ao nível três de risco: Forquilha I e III (Ouro Preto) e B3/B4 (Macacos, distrito de Nova Lima).

De acordo com a Defesa Civil de MG, os treinamentos em Nova Lima e Raposos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Itabirito, na Região Central do estado, estão marcados para as 15h.

Em Nova Lima, são esperados 4354 moradores para o treinamento. Três reuniões de preparação serão realizadas às 10h, nas comunidades de Santa Rita e Honório Bicalho.

A comunidade de Honório Bicalho seria atingida em 1h03 após o rompimento da barragem B3/B4, segundo o órgão estadual. Já Santa Rita, seria atingida, no pior dos cenários, em 6h49 após o rompimento de Forquilha I.

Em Raposos, a Defesa Civil de Minas Gerais espera para o simulado um público de 2,3 mil pessoas das comunidades Várzea do Sítio, Barracão Amarelo, Recanto Feliz, Retirinho, do Centro, Morro das Bicas, da Praça da Estação, Ponte de Ferro, Matadouro I e II e Vila Bela. Serão realizadas seis reuniões de preparação para o simulado, também no domingo, sendo três às 9h e outras três às 11h.

Em Itabirito, o público estimado pela Defesa Civil para o simulado é de 4363 pessoas, com cinco reuniões de preparação, às 10h. Segundo a corporação, Itabirito seria atingida, no pior cenário, em 1h36 após o rompimento da barragem Forquilha I.

Nesta cidade, serão envolvidas as comunidades de Japonesa, Agroceres, Fazenda Zoião, Usina e Curtume Santa Luzia, Fábrica Novato, Padre Eustáquio e Entrada do Bairro Gutierrez, Cardoso e São Geraldo, Centro I, II, III e IV, do bairro Praia e redondezas e dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Esperança e Marzagão.

Na última quinta-feira (28), o presídio de Itabirito, que fica no bairro Praia, foi esvaziado a pedido do Governo de Minas Gerais por conta da alteração no nível de risco das barragens Forquilha I e Forquilha III da Vale.

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/03/30/simulados-de-emergencia-de-barragens-sao-feitos-em-4-cidades-mineiras-neste-fim-de-semana.ghtml

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here