Unidade de hidratação contra a dengue será aberta em BH

Será inaugurada nesta segunda-feira, às 19h, uma Unidade de Reposição Volêmica da Prefeitura de Belo Horizonte para atender pacientes com dengue encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de BH. O espaço será implantado na UPA Centro-Sul, terá 25 leitos e será exclusivo para os casos em que for necessário a hidratação venosa.

De acordo com o gerente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Fabiano Guimarães, o objetivo é receber aqueles pacientes que precisam de hidratação mais intensa enquanto ficam em observação para repetir o exame de sangue e avaliar o andamento do tratamento. “A unidade vai funcionar 24 horas e é importante mencionar que os casos serão sempre encaminhados pelas UPAs, não é um local que vai receber diretamente os pacientes”, afirma Fabiano. Ele também destaca que o objetivo é aliviar as vagas nas UPAs, aumentando a chance de rotatividade para entrada de novos pacientes.  

Nesse contexto, o gerente lembra a população de que todos os 152 centros de saúde da capital mineira podem ser procurados durante a semana por quem apresentar sintomas suspeitos de dengue. A grande maioria de quem busca uma UPA com esse quadro é classificado com a cor verde, que indica menor risco, e por isso tem todas as condições de ser atendido em um centro de saúde. 

Neste sábado, a Prefeitura de BH abriu alguns postos de saúde pelo segundo fim de semana seguido. A iniciativa vale apenas para o sábado e hoje quatro centros abriram as portas, nas regiões Nordeste, Venda Nova, Barreiro e Pampulha (veja endereços abaixo). Essas unidades fecham às 17h. “Também é importante dizer que se algum caso grave chegar aos centros de saúde, o paciente será encaminhado pela prefeitura para uma UPA. As pessoas podem procurar tranquilamente os centros de saúde da cidade para as suspeitas de dengue”, acrescenta Fabiano. 

A decisão da PBH de abrir algumas unidades aos sábados vem após o registro de um aumento de 40% na demanda das UPAs, que funcionam 24 horas por dia, em razão da epidemia de dengue vivenciada na capital mineira. No dia 13 de abril três unidades abriram e hoje esse número aumentou para quatro. 

BH tem 4.185 casos confirmados de dengue, conforme balanço de 17 de abril. A incidência da doença em BH é de 634,28 casos para cada 100 mil habitantes, o que coloca a capital mineira entre as 220 cidades mineiras com incidência alta ou muito alta de dengue no estado.

Endereços dos centros de saúde que abrem hoje na capital mineira:

Nordeste: Centro de Saúde São Paulo, localizado na Rua Angola, 357, no Bairro São Paulo. De 8h às 17h 
Venda Nova: Centro de Saúde Andradas, na Rua Mariana Amélia de Azevedo, 21, no Bairro São João Batista. De 8h às 17h 
Pampulha: Centro de Saúde Santa Terezinha, na Rua Senador Virgílio Távola, 157, no bairro de mesmo nome. De 8h às 17h. 
Barreiro: Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa, na Avenida Nilo Cerqueira, 15, Bairro Tirol. De 8h às 17h

Fonte:https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/04/20/interna_gerais,1047658/unidade-de-hidratacao-contra-a-dengue-sera-aberta-em-bh.shtml

Desenvolvimento de software sob medida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here